A Lukatec, empresa de São Leopoldo (RS) especializada em tecnologia para recapagem, desenvolveu a Rasparobô FF, o robô mais rápido do mundo em raspagem de pneus. A máquina, criada pela equipe de engenheiros da Lukatec, integra uma linha de robôs voltada especialmente para o processo de raspagem de pneus, uma das etapas mais importantes da recapagem. No total, são quatro modelos de Rasparobô, desde o mais compacto até a FF, que é indicada para plantas de grande porte e recapagem em grande escala.  “Criamos quatro modelos de diferentes tamanhos para atender ao mercado como um todo, oferecendo a mesma tecnologia de robótica, totalmente desenvolvida aqui em São Leopoldo. Trata-se de uma criação 100% nacional, com a maior parte das peças produzidas no Brasil. Apenas alguns componentes de automação são importados dos Estados Unidos e da Europa.”, comenta Lucas Möller, diretor da Lukatec.

Segundo ele, a Rasparobô é uma novidade pioneira no mundo. “Até então, o que existiam eram máquinas para o processo de raspagem, muitas delas manuais e algumas automáticas, mas de tecnologia inferior”. O projeto, desenvolvido pela Lukatec desde 2010, apresentou seu primeiro modelo Rasparobô em 2012, após dois anos de pesquisas, protótipos e testes. “Nosso objetivo era oferecer aos clientes uma tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência na recapagem, substituindo o processo manual pela automação e proporcionando a padronização e a precisão do que há de melhor em robótica”, explica Lucas Möller.

Recentemente, a Lukatec participou da feira internacional The Tire Cologne, na Alemanha, onde apresentou a Rasparobô FF para players da Europa e do mundo. Agora, a estratégia é comercializar a linha em todo o continente americano, principalmente nos Estados Unidos e no Brasil, onde se concentram os maiores mercados em recapagem de pneus. Para atender esta demanda, e suprir o aumento no volume de vendas de outras linhas como as extrusoras Roitread, a Lukatec duplicou sua fábrica em São Leopoldo. A ampliação teve investimento de R$ 2 milhões, com contratação de novos colaboradores e a aquisição de novos softwares para projetos na área de engenharia. “Estamos crescendo bastante nos últimos anos e justamente por isso percebemos a necessidade de ampliar a fábrica. Ano passado, crescemos 65%, e para 2018 a projeção é de um crescimento de 20% em relação a 2017”, completa.