A Indústria 4.0, também nomeada de Quarta Revolução Industrial, é uma revolução tecnológica nos mais diversos setores, baseada na automação, tecnologia de informação e robótica, e no uso de máquinas inteligentes interconectadas. O sistema funciona a partir da chamada Internet Industrial das Coisas (IIoT), com a digitalização de informações, a computação em nuvem, e o processamento em tempo real de dados de comportamento, funcionamento e produção, valiosos para uma gestão eficiente da planta (MES).

Neste contexto de fábrica inteligente, máquinas como Rasparobôs, Extrusoras, e Painéis de Autoclaves se conversam, as informações vão para a nuvem, a nuvem se conecta com o ERP da planta, e é possível acessar os dados desta nuvem de onde se estiver, usando um smartphone, um tablete e outras plataformas. Além de uma comunicação entre dispositivos e pessoas, a Indústria 4.0 consiste em gerar inteligência baseada no banco de dados coletados, tornando assim possível evoluir para uma planta inteligente.

A Indústria 4.0 para reforma de pneus se caracteriza pela capacidade de operação em tempo real; a rastreabilidade e monitoramento remoto de processos executados na planta; a utilização de softwares conectados com máquinas; e a modularidade feita conforme a demanda, oferecendo flexibilidade e personalização. As reformadoras que operam de acordo com preceitos da Indústria 4.0 oferecem serviços mais confiáveis, eficientes e customizados, adaptando-se às necessidades de cada cliente. Entre os benefícios deste novo contexto, o reformador ganha em eficiência e padronização de processos, na otimização de tempo e no controle de qualidade, e num melhor aproveitamento das tecnologias e da mão de obra utilizadas.

Líder em inovação para recapagem de pneus, a Lukatec vem nos últimos anos desenvolvendo soluções alinhadas a essa nova tendência, incluindo tecnologias de automação, softwares, máquinas modulares, conectividade e aperfeiçoamento de processos. Com isso, a empresa já largou na frente, tornando-se referência quando se trata de indústria 4.0 para reforma de pneus.

Saiba mais sobre a industria 4.0 para recapagem de pneus.

Contate-nos pelo formulário a seguir.