A Lukatec registrou o seu terceiro ano consecutivo de crescimento acima de dois dígitos percentuais. Em 2021, o melhor ano da história da Lukatec, a empresa cresceu 25,9%, enquanto que em 2019 e 2020 havia crescido respectivamente 16% e 15,2% em relação ao ano anterior. Para o primeiro trimestre deste ano, a empresa projeta aumentar em 48% o volume de negócios na comparação com o mesmo período de 2021.

“Vários fatores contribuíram para esse resultado positivo nos últimos anos. A partir de 2014, a Lukatec lançou diversas soluções para garantir mais eficiência e qualidade nos processos de recapagem, e como o mercado de reforma de pneus é muito concorrido, quem aposta em soluções inovadoras tem um grande diferencial competitivo. Por conta disso, a demanda pelas nossas tecnologias aumentou”, explica Lucas Möller, diretor da Lukatec. O gestor revela que a procura pelos produtos da empresa continuou em alta durante a pandemia, uma vez que o setor de transporte rodoviário é essencial para a economia do país.

Segundo Möller, as tecnologias de automação e robótica trazem diversas vantagens para o setor, com maior controle de qualidade e um pneu recapado mais confiável. “No fim, a sociedade como um todo se beneficia, pois um pneu mais confiável resulta em estradas mais seguras e transporte de cargas mais eficiente. Há também benefícios para o meio ambiente. Hoje, por exemplo, um pneu recapado de caminhão utiliza cerca de 68% menos de petróleo do que o necessário para a fabricação de um pneu novo”, comenta.

Além das tecnologias de automação, os equipamentos da Lukatec podem ser conectados ao software de gestão das reformadoras, com digitalização de informações, computação em nuvem e processamento de dados em tempo real. “Em 2021, participamos de vários projetos em que instalamos equipamentos já conectados com o software de gestão. Cada vez mais o mercado percebe a importância dessa interconexão dos equipamentos para identificar oportunidades de melhoria através da análise de dados, otimização de tempo, maior controle de qualidade e customização dos processos”, completa Lucas Möller.