A Lukatec comemora este mês uma marca histórica: 50 mil unidades vendidas do primeiro produto desenvolvido pela marca. A empresa começou em 2002 com a criação e comercialização da Naja, uma ferramenta para a desmontagem de pneus de caminhão sem câmara. 

“Naquela época, havia no Brasil ferramentas mais simples para esta função, mas pouco eficientes. Ao identificar essa carência, enxergamos aí uma oportunidade de apresentar ao mercado brasileiro um produto que oferecesse maior funcionalidade, ergonomia, agilidade e segurança. Nos Estados Unidos e na Europa já existiam equipamentos superiores aos do Brasil, que serviram de referência para o desenvolvimento da Naja, porém, nós criamos uma engenharia totalmente nova”, conta Lucas Möller, diretor da Lukatec.

Segundo ele, um dos diferenciais da Naja é não danificar os talões dos pneus de caminhão sem câmara, o que pode forçar o seu descarte prematuro. E outro grande benefício está no design inovador, que permite a desmontagem completa sem a necessidade de levantar o pneu do chão. “Com as ferramentas antigas, o operador precisava desmontar o talão inferior erguendo o pneu, o que não é adequado ergonomicamente. Com a Naja, o operador pode trabalhar fazendo menos esforço, com mais acessibilidade e sem prejudicar as costas”, observa.

Aprovada no mercado brasileiro, a Naja ingressou em 2010 no mercado norte-americano, o maior do mundo em equipamentos para montagem e desmontagem de pneus de caminhão. “Até então, a maioria das ferramentas deste tipo, todas consagradas nos Estados Unidos, eram fabricadas por lá. Mas desde 2010, nós passamos a ter uma participação muito significativa neste mercado”, explica Lucas Möller. “O ingresso da Naja nos Estados Unidos se deu através de uma parceria com uma empresa quase centenária, fabricante de uma série de ferramentas para manutenção de pneus, e que passou a comercializar os equipamentos da Lukatec no mercado de lá usando a marca deles. Ou seja, trata-se de uma empresa americana renomada neste segmento, que vende produtos fabricados aqui em São Leopoldo”.

Atualmente, os Estados Unidos correspondem a 65% do volume de Najas produzidas pela empresa. Além de um case de sucesso e um produto importante na linha da Lukatec, a ferramenta cresce todo ano em volume de vendas, alcançando em 2018 a marca de 50 mil unidades vendidas.

 “A partir da Naja nós criamos todo o modelo de negócios da Lukatec. A qualidade, a força e a inovação, que são hoje os pilares da marca, foram forjadas durante a criação da Naja e este conceito acabou transferido para toda a nossa linha de produtos. Podemos dizer que foi uma base muito sólida para a Lukatec chegar aonde chegou com suas máquinas, tecnologias e inovações na área de robótica para recapagem de pneus”, completa Lucas Möller.