A Lukatec foi fundada no ano de 2002, quando começamos nossa jornada com a criação e a comercialização da Naja, uma ferramenta para a desmontagem de pneus de caminhão sem câmara. Naquela época, havia no Brasil ferramentas mais simples para esta função, mas pouco eficientes, e ao identificar essa carência, enxergamos a oportunidade de levar ao mercado um produto que oferecesse maior funcionalidade, ergonomia, agilidade e segurança. A partir da Naja, nós forjamos nosso modelo de negócios, baseado na qualidade, na força e na inovação, que são os pilares da marca Lukatec.

Com uma história marcada desde cedo pelo pioneirismo, a empresa lançou em 2006 a primeira Raspadora Automática 100% desenvolvida e fabricada no Brasil, a RS-1250, e em 2008 desenvolveu a Roletadeira, um sistema inovador de roletes semi-esféricos para roletagem de bandas com aba. Em 2012, firmamos nossa posição como empresa líder em tecnologia para recapagem de pneus, com a primeira Rasparobô. Este modelo, lançado após dois anos de pesquisas, protótipos e testes, oferecia aos clientes da Lukatec uma tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência na recapagem, proporcionando a padronização e a precisão do que há de melhor em robótica.

No ano seguinte, em 2012, foi apresentada a primeira Rasparobô dupla e o Conceito Modular dos equipamentos da Lukatec. Com funcionalidades configuradas conforme a necessidade do cliente e o crescimento da planta, a modularidade permite acrescentar módulos ao equipamento existente, aumentando assim sua capacidade e vida útil. A Linha Roitread foi então lançada em 2015, e na sequência comemoramos duas importantes conquistas, com mais de 100 Raspadoras Automáticas em operação no ano de 2017 e a marca de 50 mil unidades vendidas da Naja em 2018.

Ao longo destes dezessete anos, nós procuramos desenvolver uma série de soluções em automação, softwares, máquinas modulares, conectividade e aperfeiçoamento de processos. Com isso, largamos na frente mais uma vez, consolidando a Lukatec como a indústria 4.0 para reforma de pneus, um conceito de fábrica inteligente que se caracteriza pela capacidade de operação em tempo real; a rastreabilidade e monitoramento remoto de processos executados na planta; a utilização de softwares conectados com máquinas; e a modularidade feita conforme a demanda, oferecendo flexibilidade e personalização.

E como o futuro ainda nos reserva grandes novidades, em breve teremos muitas outras conquistas e inovações para dividir com vocês!