A Lukatec apresentou recentemente ao mercado uma solução inédita para o setor: a Roitread 360. Pela primeira vez, um equipamento reúne três posições em uma única estação de trabalho, realizando três etapas diferentes do processo de recapagem. Duas delas já são máquinas consagradas da Lukatec, representadas pela Extrusora Roitread e pela Roletadeira. A novidade fica por conta da terceira etapa, que consiste na mesa para aplicação automática da banda de rodagem. Com esta configuração inovadora, a Roitread 360 é a primeira mesa giratória do mundo a usar três pneus. Até então, só havia no setor mesas giratórias com duas posições, que já existem há mais de 20 anos.

Ao desenvolver essa nova tecnologia, a Lukatec criou um equipamento capaz de realizar três operações de recapagem de modo simultâneo e sincronizado, com muito mais produtividade e qualidade para o reformador. Em uma planta convencional, as três etapas de recapagem ficam separadas, em três equipamentos diferentes e com três operadores. Nessa configuração de equipamentos separados, há um grande desperdício de tempo na carga e descarga entre as etapas, porque é preciso repetir o processo de inflar, desinflar e retirar o pneu em cada máquina. Com a Roitread 360 é diferente: as três operações são realizadas simultaneamente e sincronizadas, todas em apenas um equipamento. Deste modo, o pneu é carregado e descarregado uma única vez, depois de passar pelas três etapas, com o processo necessitando somente de dois operadores. Além do ganho em produtividade, mão de obra e eficiência, os benefícios incluem menor movimentação dos pneus dentro da planta, layouts mais compactos e economia de energia, já que a carga e a descarga dos pneus acontece uma única vez ao longo das três etapas.

Tudo que a Lukatec tem de melhor em seu know-how para o desenvolvimento de tecnologias com conceito modular está reunido na Roitread 360, que traz duas máquinas consagradas da empresa junto com a novidade da mesa de aplicação de banda. Desde a Rasparobô, nossas máquinas são projetadas pensando em aplicações modulares, então foi natural para nós desenvolver uma solução nestes moldes. Agora, os clientes da Lukatec que já possuem a Extrusora Roitread e a Roletadeira, por exemplo, podem utilizar conjuntos destes equipamentos para futuros upgrades, constituindo uma Roitread 360. O cliente também pode montar o equipamento da maneira que achar mais adequado para o seu processo produtivo e de acordo com a sua demanda. Outro ponto importante é que a Roitread 360 foi concebida dentro do contexto da Indústria 4.0, incluindo todas as possibilidades de conexão, com estações interligadas, digitalização de informações, transmissão de dados para a nuvem e comunicação em tempo real com o software de gerenciamento da planta.

Eficiência, produtividade, economia, modularidade, conexão e tecnologia de ponta. Todos os conceitos que fazem parte do nosso DNA nortearam o desenvolvimento da Roitread 360. Com este lançamento, a Lukatec apresenta ao mercado uma solução inovadora, que reforça ainda mais nosso pioneirismo e liderança em tecnologia para recapagem de pneus.